by @webmaster

Share

Quais são os principais equipamento de proteção individual?

É considerado EPIs – Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador para a proteção contra situações capazes de colocar em risco sua segurança e saúde.

Saiba quais são os membros que em situação de risco necessitam de proteção e os respectivos equipamentos:

Cabeça: Capacetes

Protegem contra queda de objetos ou batidas na cabeça. Eles impedem perfurações e absorvem impactos.

Ajuste a carneira para ter espaço suficiente entre ela e o capacete. Verifique se todos os componentes do capacete estão livres de danos

Respiração: Respiradores

Protegem contra ar contaminado. Selecione com base nos riscos a que estará exposto.

Trabalhadores devem testar se o respirador está vedando completamente entrada do ar.

Inspecione antes e depois de cada utilização.

Olhos e face: Óculos de proteção

Óculos de proteção e máscara facial protegem os olhos e rosto de partículas, farpas, metais fundidos, líquidos químicos, líquidos ácidos ou cáusticos, vapores e radiação.

Inspecione e limpe as lentes, verifique visualmente a armação.

Audição: Protetor auricular

Previne danos permanentes e irreversíveis a audição. Tipos de protetor: descartáveis plug ou tipo concha. Lave as mãos antes de inserir tampões, os plugs não descartáveis devem ser limpos.

Mãos: Luvas

protegem as mãos de cortes, abrasões, temperaturas externas, ou ferimentos por produtos químicos. Para cada tipo de exposição e grau de risco existe a luva adequado, procure o responsável pela segurança em sua empresa e se informe.

Pés: Sapatos de segurança

Protegem contra ferimentos na queda ou rolar de objetos, metais fundidos, superfícies quentes, áreas molhadas e escorregadas.

Devem ser de material resistente a impactos nos dedos. Alguns oferecem ponteiras de metal e solado resistem. Selecione o sapato apropriado ao risco que seu trabalho envolve.

É muito importante lembrarmos que não basta a empresa fornece o EPI ao trabalhador, é necessário fiscalizar o funcionário de modo a garantir que o equipamento esteja sendo utilizado, assim como é obrigação do trabalhador fazer o uso dele.

São muitos as incidências de empregados que, com o pretexto de incômodo no exercício da função, deixam de utilizá-lo o EPIs necessário para realização de sua atividade e consequentemente, passam a sofrer as consequências serias e em muitos casos permanentes.

Quer saber mais sobre EPIs? Confira nosso artigo completo

Compartilhe este Artigo

Mais Conteúdo